Janeiro Branco - Quem cuida da mente, cuida da vida!
Cuidar do corpo e da mente não é uma questão de vaidade e sim de responsabilidade. São os únicos elementos que você nasce e morre com eles. ?Patrícia Cassol Eickhoff
Saúde mental: saiba por que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do físico
Uma mente saudável não é reflexo de uma vida sem desafios. Saiba como atitudes simples podem ajudar você a manter o equilíbrio e a ter uma vida mais saudável
Se você possui o domínio das suas emoções e consegue manter o equilíbrio sem grandes oscilações, pode se considerar um indivíduo mentalmente saudável. A observação é de Leandro Piccoli, coach e CEO da Eleva Mente, empresa especializada em desenvolvimento humano. A saúde mental não é sinonimo de uma vida sem desafios, mas sim, de conseguir ter equilíbrio ao lidar com as mais diversas situações do dia a dia.
Piccoli lembra que, desde a época da Roma Antiga, a ligação entre corpo e mente é conhecida, por meio da citação: "Mens sana in corpore sano" (uma mente sã em um corpo são). Sendo assim, é importante cuidar da mente como prioridade, pois é ela que rege os resultados das nossas vidas. "É a mente que nos dá, inclusive, a consciência da importância de manter o corpo saudável", enfatiza o coach.
Membro da National Guild of Hypnotists e da International & National Board of Hypnosis Education and Certification e comendador master mind e master mind pleno chancelado pela Napoleon Hill Foundation, Picolli ressalta que para ter uma boa qualidade de vida, é preciso equilibrar os cuidados com a mente e o físico.
"O princípio parte da harmonia, ou seja, só temos crescimento e boas vibrações se tudo estiver em harmonia. Assim como todos os sistemas ? como o solar, ecossistema da natureza, entre outros ? nosso corpo é um organismo vivo e precisa estar em harmonia, em equilíbrio. Mas, o que percebo são pessoas que têm um cuidado excessivo com o corpo, exagerando em dietas e atividades físicas. Todo excesso é a compensação de alguma falta. Na maioria desses casos, existe algum desequilíbrio emocional. O contrário também acontece, ou seja, uma busca incessante por diplomas e desenvolvimento cognitivo, mas um relapso com a saúde física. O ideal está no equilíbrio entre o cuidado com o corpo e com a mente", esclarece Leandro.
10 tarefas simples para fazer em seu dia a dia para manter a saúde mental:
- Consuma conteúdos de qualidade com leituras, bons filmes e séries. Evite noticiários sensacionalistas e conversar com pessoas negativas. Priorize conversar sobre assuntos agradáveis e positivos.
- Tenha metas claras e sonhos instigantes. Se imagine com frequência como já tendo o sonho conquistado. Sinta-se vivenciando seu sonho.
- Pratique meditação diariamente. Pode ser apenas meditação com controle da respiração, alguns minutos por dia. Também pode ser feito um momento de oração, de acordo com suas crenças.
- Escreva em um papel 30 características positivas que você possui. Comece com a expressão: "Eu sou?" e leia a lista diariamente com entusiasmo e emoção.
- Escreva 40 motivos de gratidão, começando com a expressão: "Eu sou grato por?" e leia todas as noites.
- Faça um cartaz com sua foto no centro e, ao redor, inclua imagens que representam seus sonhos para o próximo ano. Deixe em um lugar pelo qual você passa todos os dias.
- Crie formulações positivas e repita com muita frequência durante o dia ou enquanto faz alguma atividade física.
- Elogie pessoas aleatórias com quem cruzar durante o dia. Acredite: esta ferramenta é muito poderosa, pois, além de agradar outra pessoa, sua atitude mental se torna muito mais positiva e feliz.
- Assuma a responsabilidade por suas ações e tenha humildade de perguntar para as pessoas com quem mais convive, como você pode ser mais agradável. Aceite as sugestões e aplique nos seus relacionamentos. Certamente você terá um enorme crescimento pessoal e maior equilíbrio mental.
- Cuide de sua imaginação e de seus hábitos. Foque na vida que você quer ter. Compreenda o que é preciso reprogramar em sua mente para caminhar em direção aos seus objetivos.
Deixe aqui seu comentário