Blog
Junho Vermelho

Junho Vermelho

Carla Guimarães

Junho Vermelho. Doe Sangue e Salve Vidas.

Em Minas Gerais existe o Hemoninas o site é http://www.hemominas.mg.gov.br/ - Acesse e agende já sua doação.

Conheça um pouquinho da Hemominas:

  • Ao longo de seus 38 anos de atuação, a Hemominas tem se empenhado em garantir a qualidade, visando à excelência nos serviços de hematologia e hemoterapia ofertados à população por meio de suas unidades. A Fundação integra uma rede formada por uma Administração Central e 22 unidades descentralizadas nas macrorregiões do estado (Hemocentros, Hemonúcleos e Unidades de Coleta e Transfusão), além do Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) e dos Postos Avançados de Coleta Externa (PACE). Esta rede apresenta uma cobertura hemoterápica superior a 90% em todo o estado. São cerca de 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando aproximadamente 800 municípios, direta ou indiretamente. A meta é alcançar 100% dos procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Como resultado desta estrutura, em 2022 a Hemominas recebeu 310.633 mil candidatos à doação de sangue, coletando 256.776 bolsas de sangue. Produziu 687.571 hemocomponentes, realizou 4.073.914 testes laboratoriais e 52.351 consultas ambulatoriais em doenças hereditárias do sangue.Também cadastrou 14.851 candidatos à doação no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, realizou 3.618 exames do Sistema de Antígenos Leucocitários Humanos (HLA), atendeu cerca de 100 famílias, através da realização de 550 testes de HLA aparentados de receptores e doadores de transplantes alogênicos de medula óssea; também processadas 605 Unidades de Células Progenitoras do sangue para uso em transplantes de medula óssea.
  • Algumas destas unidades prestam, também, atendimento a pacientes portadores de doenças do sangue, especialmente hemofílicos e com hemoglobinopatias congênitas (anemia falciforme e outras), através de uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais de diversas áreas.
  • Destaca-se, ainda, a coleta de células-tronco periféricas para a realização de transplantes de medula óssea, em parceria com hospitais universitários, sendo parceira importante do MG Transplantes. Desde a criação dessa central, a Hemominas tem realizado a sorologia dos possíveis candidatos à doação de órgãos.
  • Outra iniciativa de grande impacto é a implementação do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio), que já disponibiliza à população do estado serviços de processamento, controle de qualidade e armazenamento de células, segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o Cetebio vai disponibilizar tecidos biológicos, tais como pele e membrana amniótica, à comunidade médica para tratamento de lesões e outras enfermidades. A estrutura do Cetebio, que agrega bancos de células e tecidos, otimiza os processos, reduz custos, facilita a logística, permite maior compartilhamento de conhecimentos e promove processos seguros e totalmente rastreáveis.
  • A busca pela melhoria contínua revela-se na implantação de programas como o de Hemovigilância, Gerenciamento de Resíduos de Saúde, Doador do Futuro e a Acreditação (busca da Certificação de seus serviços por agências avaliadoras).
  • Suas fontes de financiamento incluem: recursos próprios (receitas advindas de serviços prestados ao SUS e de ressarcimento dos serviços prestados a Planos e Seguros de Saúde); Tesouro do Estado, Fundo Estadual de Saúde; receitas de projetos apresentados ao Ministério da Saúde e financiados pelo Fundo Nacional de Saúde e Reforsus; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) ? financiamento de pesquisa e desenvolvimento de Recursos Humanos em pesquisa; parceria com municípios/sede das unidades.
  • Gostou? Agora agende seu horário também e ajude a Hemominas a salvar vidas!

Deixe aqui seu comentário